Participações

Aluísio de Almeida, Arnobius


Homem íntegro de origem pobre, mas dotada de uma mente brilhante que pode mostrar que realmente era “Aluísio de Almeida”, era na verdade um grande mestre, um sábio que morava em Sorocaba, São Paulo, onde todos os estudantes e até mesmo mestres os procuravam para uma informação importante que só “Aluísio” tinha, devido a suas extensas horas e dedicação em pesquisas, era um grande historiador, realmente ele sabia de tudo...
Por outro lado exercia fascínio ofício de ser escritor na qual possui uma vasta lista de suas obras, entre elas podemos destacar: Gema Galgani, (o seu primeiro livro) em 1930, da Editora Salesianas, D.Lucio, 1938, editora Odeon, Sorocaba 1842, 1938, Gráfica Cupolo, Luiz Matheus Maylasky – Visconde de Sapucaí, Co-autoria com Antonio Francisco Gaspar, 1938, Gráfica Cupolo, Rafael Tobias de Aguiar, 1938, Separata da Revista do Arquivo n° 86 Departamento de Cultura – SP, A Revolução Liberal de 1842, 1944 Editora José Olimpio, Rio de Janeiro, 50 Contos Populares de São Paulo, 1947, 1ª Ed. Revista dos Tribunais, Contos do Povo Brasileiro, 1949, Editora Vozes, História de Sorocaba – segundo volume, 1951, Gráfica Guarani, Sorocaba-SP, Terceiro Volume, publicado no jornal Popular de Sorocaba, 1954, O Sacerdote Diogo Antonio Feijó, 1951, Editora Vozes, 142 Histórias Brasileiras Colhidas em São Paulo, 1951, Separata da Revista do Arquivo n° 144, Prefeitura de São Paulo, Velhas e Novas Anedotas, 1953, Editora Vozes, São Paulo, Filho da Igreja, 1957, Editora Vozes, Campina do Monte Alegre, (Romance) 1964, Editora Vozes, História de Sorocaba para Crianças, 1967, Edição Mimeografada para o Colégio “Ciências e Letras” tendo depois a segunda edição pela Secretaria da Educação e Saúde, 1980, e a terceira edição do I.H.G.G.S. em 1987, O Tropeirismo e a Feira de Sorocaba, 1966 Editora Luzes, História de Sorocaba, 1969, edição do I.H.G.G.S. , Vida e Morte do Tropeiro, 1971 Livraria Martins Editora, Rio de Janeiro e a segunda edição com a mesma editora e a Edusp, em São Paulo, 1981, A Diocese de Sorocaba e Seu Primeiro Bispo, 1974, Editora Salesianas, Brasil de Nossa Senhora, 1974, Editora Salesianas, Vida Quotidiana da Capitania de São Paulo, ( 1722 a 1822) 1975, Editora Pannartz, São Paulo, Guareí Nossa Terra, 1976, Gráfica Franciscana de Piracicaba, e suas duas últimas obras póstumas como Quando Eu Era Uma Criança, 1987, editada pela Fundação Dom Aguirre e Era uma Vez Um Rei – Contos Populares do Sudoeste Paulista (ainda não editada)
Autor de 22 obras, biografias, histórias, religião e ficção, ele deixou um legado, uma marca, ele deixou a sua história para que pudéssemos aprender com ele, este grande mestre.
Ele nasceu numa cidade muito pequena chamada de Guareí em São Paulo, Luís Castanho de Almeida ( o seu verdadeiro nome) no dia 6 de novembro de 1904. Com doze anos foi estudar em Botucatu, ingressando no ginásio diocesano, passando para o seminário, onde fez os cursos de filosofia e teologia .
Com o pseudônimo de Aluísio de Almeida e Arnobius, talvez estivesse se referindo a “Arnobius de Sicca na era de 300 d.c. a qual foi um cristão primitivo apologista, durante o reinado de Diocleciano (284 a 305). Sendo então reconhecido e celebrado por todo Estado de São Paulo e até mesmo no exterior, como um dos nomes da literatura folclórica, recebeu o codinome de ‘‘Mestre Aluísio’’. Hoje são guardados todas as suas obras em sua casa que funciona desde 1982, chamada de ‘‘Casa de Aluísio de Almeida’’, um dos centros culturais sorocabanos, na qual qualquer pessoa pode visitar.
Embora na sua humildade “Aluísio de Almeida” sempre na suas palavras calma falasse “Eu sou apenas um sacerdote da santa igreja”, isto não impediria o seu trajeto principal de escritor.
Muito cedo ele começou a colaborar nos jornais da cidade e em jornais religiosos, teve seus trabalhos publicados no jornal “O Estado de São Paulo” e “Correio Paulistano”, colaborando também com as revistas culturais de renome, como as publicações do Instituto Histórico do Rio de Janeiro e também na cidade de São Paulo, Revista do Arquivo Municipal, Revista Vozes.
Em Sorocaba, São Paulo, existe a sua casa a qual ele morou, funcionando desde 1982, celebrada de “Casa de Aluísio de Almeida” e juntamente com o grupo Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba, I.H.G.G.S. fundado em 1954 por um grupo de amigos intelectuais a qual para Aluísio de Almeida era seu apreço o constante carinho profundo.
Ele é considerado um dos notáveis nomes da literatura por sua obra folclórica.
Foi de muita importância e de alto reconhecimento dos seus vários ensaios, um deles reconhecidos e publicado em Alemão, assinados por eruditos e especialistas famosos.
Do maior folcloristas brasileiro “Luis Câmara Cascudo” a qual o chamou de “Mestre Aluísio” , dizendo ainda que seus livros constituem documentários de inesgotável valor para o entendimento do ser humano. 


Muito esperado... mas enfim temos aqui o resultado, países que participaram foram, Japão e Portugal.
Recebemos muitas poesias ao todo foram cerca de 1.456, poesias na maioria delas com excelente qualidade contextual. Nós selecionamos ao todo deste processo de apuração e julgamento 47 poesias, estas que puderam somar a qualidade e o que pedimos a todos os autores, captar a essência da poesia, e tivemos sucesso.




Landa Lopes na Essência dos Poetas.


Uma mulher arrojada e a frente do seu tempo foi uma das suas maiores qualidades, rendendo-lhe o título de “Mulher Multimídia”. Repórter, atriz de cinema, apresentadora de televisão, escritora, poetisa, cantora, compositora, artista plástica e deputada federal suplente. Realmente ela era o futuro do desabrochar das mulheres modernas.
É com muito prazer que apresento todos os autores participantes deste livro, pois o poeta, o autor principal, que antes escrevia para si, ou submetia a jornais com seus versos, poderia ver também sua poesia na gaveta em questão.
Hoje na nossa era é possível apresentar diversos autores há uma explosão de beleza poética.
Cito de cada lugar aonde os poetas vieram: Alagoas, Amazônia Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás,Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, até mesmo de Portugal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Maravilhosamente eles compõem toda a essência da poesia, mais uma vitória em reunir todos eles aqui, cada obra artística revela um dom particular, um desejo alcançado, com palavras tímidas outras com palavras desafiadoras, outras ousadas e frente do nosso tempo.
Dentro deste livro há Juiz, doutor, doutora, procurador federal, carpinteiro, pedreiro, capitão, soldado, PhD, repenteiro, professor, marketeiro, escritor, Português, Escritora, Jornalista, Diretora de Colégio, Diretor de Indústria, Peão de Rodeio, Free Lancer, Engenheiro, Atriz, Ator, À toa, Ecologista, Eletricista, Designer Gráfico, Estagiário, Agente, Pedagoga, Tecnóloga, Blogueira, Funcionário Público, Pesquisador, Dentista, Empresária, Vidente, Sociólogo , Desenhista, Contabilista, Contista, Enfermeira, Administrador, Advogado, Psicóloga, Fisioterapeuta, Servidora, Aposentado, Estudante, Artista Plástica, Médico,Historiador, haikaísta e Filósofa, todos com o mesmo espírito poético.

O “Prêmio Cultural Landa Lopes 2011” tem novamente alcançado uma marca recorde dentro dos nossos concursos, a participação não só do Brasil como também outros países, tem dado para nós
a certeza e o cumprimento nas artes literárias que esta Academia promove.

Nós recebemos a quantidade de poesias:  

No Brasil cerca de "3.786 " poesias".
De Portugal,  recebemos "832 poesias",
Da Argentina recebemos "8 poesias".
Da Guatemala recebemos "2 poesias".
Do Uruguay recebemos "1 poesia".
Da Venezuela recebemos " 2 poesias".


Dentre 4.631 pessoas inscritas, André Luiz Moura de Lima foi um dos contemplados para participar desta maravilhosa antologia. É uma honra para um escritor, fazer parte de um
concurso literário e de ser um dos ganhadores.
 


Viajens Poeticas 
  

Inspirado no Poesia nos ônibus e trens de Porto Alegre (RS) o projeto tem o objetivo de alegrar, causar reflexões e por conseqüência melhorar a qualidade de vida dos passageiros e suas relações com o transporte público de Fortaleza, contribuindo inclusive para boa conservação dos ônibus.

o Viagens Poéticas colocará 4.000 adesivos com poemas de Poetas e Escritores.  
Dias com mais poesia, essa é a proposta do Poeta e Arte Educador Reginaldo Figueirêdo com o projeto Viagens Poéticas aprovado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza ( SECULTFOR).




O Retrato de Jesus

 
Estou convicto de que as mensagens do Honorato, contidas através dos muitos textos, poderão ser comparadas com os enxertos extraídos dos Sermões do Padre Antonio Vieira: “...Para um homem se ver a si mesmo são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos....” Estou autorizado a dizer que os textos deste livro do Honorato Ribeiro dos Santos são o espelho através das suas mensagens.





Do Palestra ao Palmeiras
 
 
Com passagens rápidas e objetivas, o livro da designer Patrícia conta a história do clube, desde seu inicio há mais de 97 anos atrás, e a transição do nome Palestra Itália para Sociedade Esportiva Palmeiras.